Comerciantes estão confiantes
-
Murici Balbinot -
Confiança do comércio cresce 8,1% em novembro e consolida otimismo, revela pesquisa Fecomércio
O índice de confiança do comerciante catarinense cresceu 8,1%, passando de 109,6 pontos em outubro para 118,5 pontos em novembro. O indicador, calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), varia de 0 a 200, em que valores acima de 100 indicam otimismo. Este é o quinto mês de alta consecutiva e o segundo em que o índice está acima da média.
Segundo a entidade, o resultado demonstra a consolidação na retomada da economia e foi puxado pela melhora na situação atual dos comerciantes. O indicador que mede as condições de momento chegou a 97,6 pontos e, apesar de ainda não estar em patamares de otimismo, representa uma alta de 15,8% no período.
"A crise iniciou-se na prática atingindo diretamente as condições da economia e comércio devido aos efeitos da pandemia e, de acordo com os empresários catarinenses, começa a demonstrar sinais de melhora, também relacionada às movimentações comerciais do final do ano", ressaltou a Fecomércio/SC.
Outro fator que explica a melhora na confiança do comerciante é a boa perspectiva para o futuro. Nesta avaliação, o índice chegou a 160,9 pontos, uma alta de 5% em relação a outubro.
Apesar da consolidação da retomada, os empresários do setor estão cautelosos. O índice que mede a intenção de investir ainda está abaixo da média: atingiu 96,9 pontos em novembro.
Já o indicador que mede a intenção de contratar cresceu para 128,9 pontos, mas ainda está 9,7% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Devido à pandemia, a previsão é de que os empresários do litoral catarinense contratarem menos temporários em 2020.
Deixe um comentário